Fandom

Grêmiopédia

Mário Jardel

55 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Mário Jardel Almeida Ribeiro, conhecido como Jardel (ou até Super-Mário em Portugal), (Fortaleza, 18 de Setembro de 1973) é um futebolista brasileiro, que teve uma passagem marcante pelo futebol português. É ponta-de-lança (centroavante) e já jogou pela seleção brasileira de futebol.

Filho de César Ribeiro e Maria de Fátima. Recebeu seu nome de sua mãe em homenagem ao ator de novelas Jardel Filho.

Jardel ficou famoso pela sua alta impulsão (já havia tentado ser jogador de vôlei) que o levava a fazer vários gols de cabeça.

O avô e um dos tios paternos chegaram a jogar nas categorias de base do Ferroviário do Ceará, mas não foram capazes de seguir carreira.

Teve uma passagem marcante pelo futebol português. Jogou no FC Porto, tendo também alinhado pelo Sporting Clube de Portugal, no Sport Clube Beira-Mar e atualmente, atua no Criciúma Esporte Clube.

Mário Jardel foi dos melhores avançados a actuar em Portugal, embora haja alguma imprensa desportiva que não lhe tenha dado o devido valor, e por isso sobrevive a ideia (no Brasil) de que Jardel era um jogador pouco acima da média. O número de gols que marcou, e a qualidade técnica de muitos desses golos falam por si.

Carreira futebolísticaEditar

Jogador formado nas escolinhas do Ferroviário Atlético Clube. Atuou pelo time principal do Ferroviário em 1990. No ano seguinte, ainda atuando pelo Ferroviário, o centroavante brilhou na Taça Rio de Janeiro de juvenis e despertou o interesse do Vasco da Gama. Teve seu passe comprado por 27.500 dólares em 1993. O bicampeonato brasileiro de juniores e a conquista do Mundial Sub-21, na Austrália, pela seleção brasileira lhe renderam o primeiro contrato profissional. Seu irmão mais novo George chegou a jogar nas categorias de base do Vasco mas não foi aproveitado no time (equipa) principal.

Em 1993 foi artilheiro da Taça BH Júnior com onze golos e da Taça SP Júnior (Vasco) com nove golos, além de ser campeão carioca.

Foi artilheiro da Taça Guanabara de 1994 com dezessete golos, marcando dois golos na final contra o Fluminense. Porém amargou o banco e a perseguição da torcida no campeonato brasileiro e foi emprestado ao Grêmio de Porto Alegre em 1995. No Grêmio, Jardel ao lado de Paulo Nunes formou a "dupla infernal".

Mário Jardel caiu nas graças do técnico Luis Felipe Scolari que montou um esquema tático especial para ele. Com o Grêmio conquistou o título mais importante de sua carreira, a Copa Libertadores da América de 1995 e Jardel terminou como artilheiro (melhor marcador) da competição com doze golos. No ano seguinte sagrou-se campeão gaúcho (estadual) e da Recopa sul-americana ao vencer o Independiente da Argentina por 4-1 marcando o terceiro gol.

Para ficar com o jogador em definitivo, o Grêmio teria de pagar ao Vasco 1,2 milhão de dólares, valor considerado alto para a época. A diretoria do clube tricolor conseguiu arrecadar somente 10% do valor total e o artilheiro acabou sendo vendido ao FC Porto de Portugal não participando do titulo brasileiro do Grêmio em 1996.

Foi pelo FC Porto que Jardel conheceu os maiores êxitos desportivos da sua carreira. Foi vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira na temporada 1996/97. Tricampeão português em 1996/97, 1997/98, 1998/99 e vencedor da Taça de Portugal em 1997/98 e 1999/00. Foi quatro vezes artilheiro (melhor marcador) do Campeonato Nacional fazendo trinta golos em 31 partidas na temporada 1996/97, 26 em 30 partidas em 1997/98, 36 em 32 partidas na temporada 1998/99 e 38 também em 32 partidas na temporada 1999/00. Em torneios internacionais marcou quinze golos em 24 partidas nos quatro anos.

Foi campeão da bota de prata em 1997, da bota de ouro em 1999, além do prêmio de maior goleador da Europa dado pela revista inglesa World Soccer. Ganhou a bota de bronze em 2000.

Transferiu-se para a Turquia na temporada 2000/2001, marcando cinco golos logo na estréia e se tornou artilheiro pelo Galatasaray marcando 24 golos em 22 partidas e sendo vice-campeão Nacional. Foi campeão da Supertaça Européia. Porém por lesões e problemas pessoais e de adaptação não ficou muito tempo no clube.

Foi convocado onze vezes para a seleção brasileira jogando sete e marcando um golo contra a Tailândia.

Jogou no Sporting Clube de Portugal de 2001 a 2003, onde foi Campeão Português vencedor da Taça de Portugal e daSupertaçaem 2001. Marcou 42 golos em 30 jogos na temporada 2001/02 sendo novamente bota de ouro . A sua passagem pelo Sporting , foi determinante para o clube vencer a tripleta em Portugal (Campeonato, Taça e Supertaça).

Depois de uma época cheia de sucesso no Sporting , especulou-se muito acerca da sua transferência para um grande clube europeu. No entanto, essa tranferência não se veio a realizar. Entretanto, o jogador passou a ser desleixado, ganhando peso e perdendo a forma, acabando por, ao fim de oito épocas, passar o título de melhor marcador para Fary jogador do Boavista.

Em 2003 transferiu-se para o Bolton Wanderers, de Inglaterra onde jogou sete partidas. Ainda em 2003 foi emprestado ao Ancona da Itália onde jogou apenas quatro partidas e não convenceu a comissão técnica devido ao seu preparo físico. Em 2004 Jardel tentou se transferir para o Corinthians chegando a aceitar a redução do salário. Mas acabou não sendo contratado novamente por causa da sua forma física do momento.

Acabou sendo emprestado ao Palmeiras no dia 30 de Abril de 2004. Porém não jogou nenhum jogo. Foi desligado do clube no final de Junho pois, após ser dispensado dos treinamentos para poder acompanhar o velório de sua avó, em Fortaleza, não entrou em contato com o clube paulista.

Em Julho de 2004, liberado do Bolton transferiu-se para o Newell's Old Boys da Argentina onde jogou três partidas e foi campeão do Torneio Argentino de Abertura.

Em 2005 foi para o Deportivo Alavés, lider da série B da Espanha, mas não chegou a jogar pois ainda possuía contrato com o Newell até 30 de Junho, abandonando o clube espanhol no final de Fevereiro do mesmo ano.

O atacante, então, treinou algumas semanas no CT do São Paulo para manter a forma.

Dia 20 de Agosto de 2005 o Nancy, lanterna do Campeonato Francês com quatro derrotas em quatro jogos, anunciou o interesse na contratação do atacante. Jardel chegou a treinar três dias com o pequeno clube francês mas em 30 de Agosto de 2005 foi anunciada a contratação do ponta-de-lança pelo Ankaraspor, da Turquia. Porém Jardel atrasou-se para viajar a Turquia e a equipa turca não conseguiu inscrever o atacante a tempo.

Dia 14 de Setembro de 2005 Jardel foi contratado pelo Goiás Esporte Clube por três meses, contrato esse que poderia ser prolongado por mais um ano.

No dia 15 de Novembro o Goiás bateu o São Paulo por 3-0. Na segunda etapa, aos 32, Dodô recebeu livre na intermediária e tocou para Jardel que rematou e fez golo.

Em 18 de Julho de 2006 Mário Jardel foi apresentado como reforço do Sport Clube Beira-Mar para a época de 2006-2007 da Primeira Liga Portuguesa. O seu regresso ao futebol Português esteve em risco devido aos repetidos atrasos de Jardel que teve em apresentar-se no clube.

No dia 26 de Agosto, jogou a titular a primeira jornada da Liga Portuguesa. Aos 40 minutos, canto na esquerda de Rui Lima, Diakité e Jardel sobem com a bola a "ir ter" com a cabeça do brasileiro que marcou para o canto superior esquerdo sem hipóteses para Rui Faria, a fazer lembrar os velhos tempos de matador.

A partida acabou empatada a dois golos, com Jardel a rubricar exibição aceitável e a marcar um grande golo, daqueles que só estão ao alcance dos predestinados. Com seguidas contusões, acabou sendo dispensado pelo Beira-Mar.

Transferiu-se em Janeiro de 2007 para o clube Anorthosis Famagusta FC do Chipre. O clube cipriota que contratou Jardel terminou a época de 2006/2007 no terceiro lugar do campeonato. No Anorthosis Famagusta FC Jardel marcou três golos, o último dos quais na vitória por 1-0 frente ao AEL Limassol, na última jornada do campeonato cipriota. Pelo facto de no passado dia 12 de Maio de 2007 o clube Anorthosis Famagusta FC se ter sagrado vencedor da Taça de Chipre em futebol, Jardel juntou mais um título à sua carreira. Em Agosto de 2007, Jardel assinou pelos Newcastle United Jets (um clube australiano), porém Jardel abandonou o clube em Janeiro de 2008.

Em entrevista ao programa Esporte Espetacular da Rede Globo em Abril de 2008, Jardel revelou que estava usando cocaina. Talvez seja esse o motivo do jogador ter perdido o seu condicionamento físico. Nessa mesma entrevista, afirmou estar pronto para voltar a jogar e diz ter vontade de vestir a camiseta do Grêmio novamente. A torcida pede muito sua volta.

Jardel, no dia 1º de julho de 2008, acertou um contrato de cinco meses com o Criciúma Esporte Clube(Santa Catarina), clube que revelou seu ex treinador Luiz Felipe Scolari (Felipão) e compete esta temporada na segunda divisão do campeonato brasileiro.

Em sua estréia pelo Criciúma, no dia 5 de agosto de 2008, Jardel marcou seu primeiro gol pelo clube Catarinense.

Jardel irá jogar o campeonato Gaúcho de 2009 pelo Esporte Clube São José

Saiba maisEditar

No dia 18 de julho de 2007, quarta-feira, Jardel foi acusado de espancar o seu caseiro, Expedito Mauro Freire, 46, em Fortaleza-CE. A Polícia Civil do Ceará abriu um inquérito para averiguar o caso. Segundo o caseiro (que cuidava de uma propriedade de Jardel no Bairro Dunas, em Fortaleza-CE, havia dois anos e meio), o jogador o agrediu juntamente com um o tenente do 5º Batalhão da Polícia Militar, Albuquerque (que seria o segurança do jogador).

Segundo a Equipe Médica do Hospital onde Expedito foi internado (Hospital Geral de Fortaleza), o caseiro teve traumatismo craniano, complicado com perda de tecido ósseo.

Nos dias após o caso, Jardel se manteve desaparecido.

Em Maio de 2008, Jardel volta a merecer atenção da midia Portuguêsa e Brasileira, aparecendo na TV falando sobre o seu consumo de cocaína e lembrando o seu desejo de actuar no Club de Regatas Vasco da Gama e Grêmio.

No dia 1 de Julho de 2008, Jardel foi anunciado como reforço para o Criciúma Esporte Clube, de Santa Catarina. Neste dia, assistiu de camarote o jogo entre Criciúma 0x3 Paraná, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Estreiou com a camisa do Tigre no dia 5 de agosto de 2008 em pleno Estádio Heriberto Hülse em Criciúma e, aos 23 minutos do segundo tempo, marcou o segundo gol do time na vitória de 3x2[1].

TítulosEditar

VascoEditar

   * Campeonato Carioca: 1992, 1993, 1994
   * Copa Rio: 1993

GrêmioEditar

   * Copa Libertadores da América: 1995
   * Recopa Sul-Americana: 1996
   * Campeonato Gaúcho: 1995,1996

PortoEditar

   * Campeonato português: 1996/97, 1997/98, 1998/99
   * Taça de Portugal: 1997/98, 1999/2000
   * Supertaça de Portugal: 1996/97, 1997/98, 1998/99

GalatasarayEditar

   * Copa da UEFA: 2000
   * Supercopa Européia: 2000

SportingEditar

   * Campeonato português: 2001/2002
   * Taça de Portugal: 2001/2002

E super Taça candido de OliveiraEditar

Newell's Old BoysEditar

   * Campeonato argentino: 2004

GoiásEditar

   * Campeonato goiano: 2006

Também no Fandom

Wiki aleatória