FANDOM

Fábio André Koff é considerado o grande presidente da história do Grêmio Foot-ball Porto Alegrense e um dos maiores (se não o maior) dirigentes do futebol brasileiro. O presidente do Mundial, é sempre muito citado e idolatrado pela torcida em geral.

Atualmente é mandatário do Clube dos 13.

Início no GrêmioEditar

Koff assumiu a presidência em 1982, quando o Grêmio vinha de um vice-campeonato brasileiro e de uma Libertadores com resultados ruins. No fim do ano, foi releito e aceitou permanecer a frente do clube, pois tinha o objetivo, e o pressentimento[1], de ser Campeão do Mundo com o Tricolor.

A Libertadores e o MundialEditar

No final de 1982, Ênio Andrade decidiu por sair do Grêmio dizendo que seu ciclo já havia terminado, Koff, juntamente com Alberto Galia, decidiu apostar em Valdir Espinosa como técnico para a Libertadores.[2]

O Grêmio conquistou a Copa Libertadores da América de 1983, assim qualificando-se para o Mundial disputado em Yokohama. Segue um comentário de Koff sobre a preparação para o mesmo.

   Depois da conquista da Libertadores, ficamos focados apenas nesse jogo. Mandei o Espinosa e o Ithon para a Alemanha onde eles acompanharam jogos do Hamburgo. Na época, tínhamos muito pouco material então achamos importante acompanhar de perto. O Espinosa é muito inteligente e pensou muito bem o jogo.

1995Editar

Fábio Koff voltaria a presidir o Grêmio em 95, voltando a formar uma equipe de alto nível, e mais uma vez levando o Grêmio ao Japão.

No Clube dos 13Editar

Mandatário do Clube dos 13, Koff está na posição desde 1995, tendo sido reeleito cinco vezes consecutivas[1]

AtualmenteEditar

Ainda exercendo suas funções de mandatário, Koff não participa nas decisões dentro do Olímpico tanto quanto o torcedor gremista gostaria, sua influência, no entanto, segue muito grande dentro do estádio.

Acredita-se que seu apoio tenha sido decisivo para a eleição do atual presidente Duda Kroeff.

Também no FANDOM

Wiki aleatória