Fandom

Grêmiopédia

Estádio Olímpico Monumental

55 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

História Editar

Projetado pelo Arquiteto Plinio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. Inaugurado com o nome de Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.

Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico, com o fechamento da última parte do anel superior, teve sua construção concluída. O projeto final do estádio, sempre coordenado pelo seu autor original, Arq. Plinio Almeida, teve também a participação dos Arquitetos e co-autores, Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.

Características Editar

Sua capacidade é de aproximadamente 50.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,70 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros. E o gramado possui 105x68m, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.

Projetos futuros Editar

Embora ainda possua plenas condições de adaptação e atualização para as novas exigências sócio-desportivas, futuramente não será mais a casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Há projetos de construção de uma arena multiuso, de acordo com as exigências da FIFA, para o Tricolor, tendo em vista a sua possível utilização como sede de jogos da Copa de 2014 no Brasil. A arena já está confirmada, e o projeto encabeçado pela OAS foi o escolhido, o qual será desenvolvido na zona norte da capital, no bairro Humaitá.

Dados Editar

  • Nome Oficial: Estádio Olimpico Monumental
  * Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - Bairro Azenha - Porto Alegre
  * Público Recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26 de abril de 1981 Grêmio 0 - 1 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro de Futebol.
  * Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
  * Tribuna de Honra: 140 lugares especiais.
  * Setores para Deficientes Físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
  * Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
  * Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
  * Dimensões do gramado: 68 x 105m - O tamanho oficial exigido pela Fifa.
  * Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
  * Iluminação: Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
  * Potência: 650 Lux.
  * Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
  * Estacionamento: 700 vagas.
  * Inauguração: O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
  * Olímpico Monumental: Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico teve sua construção concluída com o fechamento da última parte do anel superior. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. Uma obra grandiosa erguida por uma torcida apaixonada. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.
  * Outros: O clube também conta com uma sede recreativa para sócios na Ilha Grande dos Marinheiros e o Parque do Cristal, com 72 mil metros quadrados, onde funciona a escolinha de futebol.

Também no Fandom

Wiki aleatória