FANDOM

História Editar

Projetado pelo Arquiteto Plinio Oliveira Almeida, como vencedor do concurso para este fim, realizado em 1950. Inaugurado com o nome de Estádio Olímpico, teve como jogo inaugural o confronto entre Grêmio e Nacional de Montevidéu, com vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor, que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.

Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico, com o fechamento da última parte do anel superior, teve sua construção concluída. O projeto final do estádio, sempre coordenado pelo seu autor original, Arq. Plinio Almeida, teve também a participação dos Arquitetos e co-autores, Rogério de Castro Oliveira e Fabio Boni. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama, em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.

Características Editar

Sua capacidade é de aproximadamente 50.000 pessoas. Possui dois anéis, sendo o anel superior composto por cadeiras. Também possui no centro do estádio um conjunto de camarotes. A distância do gramado, até a torcida, é de 40,70 metros na parte da social. A altura da última fileira de cadeiras, do anel superior, em comparação com o gramado é de 15 metros. A distância da última fileira de cadeiras, do anel superior até o gramado é de 68,83 metros. E o gramado possui 105x68m, dimensão esta determinada pela FIFA em jogos de Copa do Mundo.

Projetos futuros Editar

Embora ainda possua plenas condições de adaptação e atualização para as novas exigências sócio-desportivas, futuramente não será mais a casa do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Há projetos de construção de uma arena multiuso, de acordo com as exigências da FIFA, para o Tricolor, tendo em vista a sua possível utilização como sede de jogos da Copa de 2014 no Brasil. A arena já está confirmada, e o projeto encabeçado pela OAS foi o escolhido, o qual será desenvolvido na zona norte da capital, no bairro Humaitá.

Dados Editar

  • Nome Oficial: Estádio Olimpico Monumental
  * Endereço: Largo Patrono Fernando Kroeff nº 1 - Bairro Azenha - Porto Alegre
  * Público Recorde: 98.421 (85.751 pagantes) - 26 de abril de 1981 Grêmio 0 - 1 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro de Futebol.
  * Camarotes: 40 camarotes com 10 lugares cada. Cinco camarotes com 20 lugares cada.
  * Tribuna de Honra: 140 lugares especiais.
  * Setores para Deficientes Físicos: Lugar para 28 cadeiras de rodas e 22 acompanhantes.
  * Salão Nobre do Conselho Deliberativo: Auditório com 220 lugares.
  * Vestiários: Seis vestiários profissionais mais um vestiário de arbitragem. Cinco com saídas para o campo.
  * Dimensões do gramado: 68 x 105m - O tamanho oficial exigido pela Fifa.
  * Grama: Bermuda Green (o clube também utiliza a Raygrass Americana no inverno).
  * Iluminação: Seis postes de iluminação. 20 refletores de 1500 watts em cada poste.
  * Potência: 650 Lux.
  * Imprensa: 26 cabines duplas fixas mais 50 cabines provisórias. Duas salas de imprensa. Duas salas para entrevistas coletivas.
  * Estacionamento: 700 vagas.
  * Inauguração: O Estádio Olímpico foi inaugurado no dia 19 de setembro de 1954. O jogo inaugural foi realizado entre Grêmio e Nacional de Montevideo, vitória gremista por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo atacante Vitor que entrou para a história por ter marcado o primeiro gol do estádio gremista.
  * Olímpico Monumental: Na metade do ano de 1980, o Estádio Olímpico teve sua construção concluída com o fechamento da última parte do anel superior. Desde então, a casa gremista passou a ser conhecida como Olímpico Monumental. Uma obra grandiosa erguida por uma torcida apaixonada. No dia 21 de junho de 1980, uma vitória de 1 a 0 sobre o Vasco da Gama em partida amistosa, marcou a inauguração do Olímpico concluído.
  * Outros: O clube também conta com uma sede recreativa para sócios na Ilha Grande dos Marinheiros e o Parque do Cristal, com 72 mil metros quadrados, onde funciona a escolinha de futebol.

Também no FANDOM

Wiki aleatória