Fandom

Grêmiopédia

Estádio Fortim da Baixada

55 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

História Editar

O Estádio da Baixada estava inicialmente localizado em um terreno rodeado por mato e morro, no Bairro Moinhos de Vento, de propriedade de Laura Mostardeiro, a qual cedeu parte do terreno para o Estado. O local era conhecido como “Schützenverein Platz” e situava-se em frente ao Sociedade dos Atiradores Alemães. O Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense comprou o terreno por dez contos de réis. O dinheiro foi adquirido por empréstimo por intermédio de um sócio do clube, major Augusto Koch, junto a Waldemar Bromberg (que seria, futuramente, o árbitro da primeira partida do Grêmio e do primeiro Gre-Nal da história).

A verificação do terreno ficou a encago de uma comissão composta por Carlos Luiz Bohrer (primeiro presidente do clube) e Oswaldo Siebel. A terraplanagem foi feita com ajuda da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (o prefeito José Montaury era sócio do clube). Plátanos foram plantados nos arredores do campo e foi criado um pavilhão para as autoridades entre a Rua Dona Laura e a Mostardeiro.

A inauguração do estádio ocorreu em 4 de agosto de 1904, em uma partida entre os times principal (1º quadro) e reserva (2º quadro) do Grêmio. O árbitro do jogo foi Osvaldo Siebel.

Em 18 de julho de 1909, o Estádio da Baixada foi palco para o primeiro Gre-Nal da história. Aproximadamente 2.000 pessoas acompanharam a partida em que o Grêmio derrotou aquele que seria, no futuro, seu maior rival — o Internacional — por 10 a 0, sendo esta a maior goleada da história do clássico Gre-Nal.

Em 1910, o campo da Baixada foi cercado com arame farpado, o que permitiu a cobrança de ingressos. Em 1911, o espaço para os associados já era pequeno e foi preciso adquirir mais uma área que custou o mesmo preço da anterior, ou seja, dez contos de réis. O primeiro pavilhão durou até 1918, quando foi construído um segundo pavilhão. O terceiro e último pavilhão do estádio foi construído em 1944. O Estádio da Baixada foi utilizado pelo Grêmio até 1954, ano em que foi inaugurado o atual estádio do clube, o Estádio Olímpico

Também no Fandom

Wiki aleatória