FANDOM

A Copa Libertadores da América ou Taça Libertadores da América, cujo nome oficial atual é Copa Santander Libertadores por motivos de patrocínio[1], é a principal competição de futebol entre clubes da América do Sul, organizado pela CONMEBOL - Confederação Sul-Americana de Futebol. Desde 1998, quando começou a ser patrocinada pela montadora japonesa Toyota, aceita também a participação de clubes do México. A partir de 2008, o patrocinador oficial da competição passou a ser o espanhol Grupo Santander[1]. O nome do torneio é uma homenagem aos principais líderes da independência das nações da América Latina: Simón Bolívar, Dom Pedro I, José de San Martín, Antonio José de Sucre e Bernardo O'Higgins. É uma das competições entre clubes mais prestigiosas no esporte juntamente com a Liga dos Campeões da Europa.

Da primeira edição em 1960 até 2004, o campeão da Libertadores enfrentava o campeão da Liga dos Campeões da Europa em uma ou duas partidas, no que se chamava de Mundial Interclubes ou Copa Intercontinental ou Copa Européia/Sul-Americana. Desde 2005, o campeão da Libertadores disputa a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (FIFA Club World Cup), que reune os campeões de todos os continentes, valorizando ainda mais a conquista do torneio.

Classificação

A forma de classificação para a competição é geralmente baseada nos resultados dos campeonatos nacionais dos países do continente, assim como a Liga dos Campeões da UEFA, na Europa. Mas há confederações que se utilizam de torneios próprios, independentes dos Campeonatos Nacionais propriamente ditos, para definir pelo menos algumas vagas como a Copa do Brasil, no Brasil, desde 1989, a Liguilla Pré-Libertadores, no Uruguai, desde 1974 e a InterLiga no México a partir de 2004.

A Libertadores tem uma fase preliminar na qual um número de clubes, atualmente 12, são emparelhados em uma série de "mata-matas". Os seis sobreviventes juntam-se aos clubes restantes na primeira fase, na qual são divididos em grupos de quatro. Os times dos grupos da primeira fase jogam entre si em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo classificam-se para a segunda fase, na qual o time com a melhor campanha enfrenta o pior segundo colocado, o 2º melhor joga contra o penúltimo dos segundos colocados, e assim por diante. A disputa acontece então em um novo sistema "mata-mata", assim como as quartas-de-final, semifinais e a final. Entre 1960 e 1987 os campeões da edição anterior não entravam na competição até a fase semifinal, tornando muito mais fácil a retenção do título. A partir de 1988 o campeão da edição anterior passou a entrar na terceira fase. Apenas a partir da edição de 2000, o campeão do ano anterior passou a disputar desde a fase de grupos, precisando obter vaga para a segunda fase, como os demais participantes.

Em seus primeiros anos, apenas os campeões nacionais das principais nações participavam, mas os vice-campeões foram permitidos na década de 1970. A competição acabou aumentada para 21, 32, 36 e agora 38 times.

História

Doze anos antes da primeira Copa Libertadores, uma competição internacional de clubes foi criada com representantes de sete diferentes países sul-americanos. Este foi o Campeonato Sul-Americano de Clubes de 1948, jogado em uma liga de Santiago, Chile, e foi ganho pelo Vasco da Gama.

A primeira taça foi ganha pelo Peñarol do Uruguai. A partir de 2005, 20 equipes diferentes já ganhar a taça. O clube mais bem sucedido foi o clube argentino Independiente, incluindo quatro títulos seguidos em sete vezes de 1972 a 1975.

o Estudiantes de La Plata, da Argentina, se tornou o primeiro clube a vencer a Taça em três anos consecutivos, em 1968, 1969 e 1970. Desde então, só Independiente conseguiu superar esta façanha, ganhando quatro campeonatos entre 1972 e 1975.

Ao longo dos anos, a concorrência tem mantido vivo uma rivalidade entre os países concorrentes, especialmente entre o Brasil e a Argentina, Uruguai e Argentina, Uruguai e Brasil, Colômbia e Argentina, Peru e Chile. Episódios de violência não são raros e a pressão para os jogadores em campo é enorme.

A partir de 1998 à 2007, a Copa Libertadores da América foi patrocinada pela Toyota Motor Corporation, e é por isso que o nome durante esse período foi Copa Toyota Libertadores.

Também no FANDOM

Wiki aleatória